quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

CINZAS DO CARNAVAL

Todo mundo pensa que o Carnaval é uma festa típica do Brasil. Mas toda essa farra existe desde a Antiguidade e vem de muito longe.

O Carnaval originário tem início nos cultos agrários na Grécia, por volta de 605 a 527 a.C. Com o surgimento da agricultura, os homens passaram a comemorar a fertilidade e a produtividade do solo.

Das civilizações antigas até o Brasil, trazido pelos portugueses em meados de 1800, o Carnaval parece ter encontrado do lado de cá do Atlântico o cenário perfeito para tornar fértil a imaginação dos mais pagãos carnavalescos.

Depois de muita festa, cerveja, churrasco com a família e amigos, farofa na praia e literalmente muita folia vem a quarta-feira de Cinzas, o dia em que as cinzas da farra começam a se espalhar e daí talvez venha a expressão popular brasileira ´estou só o pó´.

É também na quarta-feira de Cinzas que lembramos que o IPTU, o IPVA, seguro do carro, condomínio, a escola das crianças, conta de celular venceram e parte do valor foi destinado para cobrir alguns gastos de sonhos de algumas noites de verão ...

As cinzas do Carnaval vão se espalhando lentamente junto à fuligem que começa a se acumular sobre os carros alegóricos que passarão meses debaixo de alguns viadutos ou atrapalhando o trânsito em alguns pontos pela cidade...

Hoje, quarta-feira de Cinzas aproveito para desejar Feliz Ano Novo para todos vocês !!!

Claudinha