quarta-feira, 11 de julho de 2007

NA AMAZÔNIA NÃO !

A inspiração para escrever às vezes vem de uma surpresa num dia comum, às vezes vem de uma grande alegria ou até mesmo de uma certa revolta com relação a algum tema. Embora eu não sofra de TPM (Tensão-Pós-Matrimonial) nem tenha freqüentado a USP no final de década de 70 (eu era muito novinha naquela época), têm me inspirado nos últimos dias alguns fatos relacionados à cortina de fumaça que paira sobre a mídia brasileira, que gosta de dar uma embaçadinha na informação.

PERDOEM-ME se parto um pouco para falar de economia – um tema que adoro – mas o blog é meu e eu escrevo sobre o quiser J Brincadeirinha, podem enviar idéias, serão bem-vindas !

Ontem de manhã fui ler as notícias num site na Internet e tinha uma manchete falando que o governo chinês aprovou a pena de morte para um ex-ministro acusado de corrupção. Curioso que a notícia ficou no ar muito pouco tempo. O Jornal Nacional não falou nada a respeito... Estes jornalistas da Globo devem sofrer à beça estudando jornalismo e depois tendo que aprender redação publicitária e artes cênicas para divulgar as notícias, nossa como eles estudam para poder trabalhar na Globo !

Já pensou se a moda pega aqui no Brasil e fossem enviar para pena de morte todos os corruptos ? Teriam de desmatar as florestas amazônicas dos Territórios Brasileiro, Boliviano e Peruano inteiras só para poder enterrar os acusados após cumprimento da pena... Por isso que a pena de morte não pega no Brasil. Precisamos respirar ar puro com fuligem, melhor que ar puro com cheirinho de detritos orgânicos.

Acordo hoje e resolvo tentar ler e entender por quê é que o Brasil é considerado um país seguro para investir, por quê é que o dólar não pára de cair, por quê é tem tanta gente desempregada, por quê é que tem tanta indústria de pequeno e médio porte fechando, por quê é ...

Bom, é assim: os gringos especulam aqui e faturam, os bancos daqui faturam, os pequenos e médios empresários que não possuem conta corrente na Câmara pagam os impostos direitinho, o Papa diz amém e na Amazônia ninguém enterra ninguém !

Bom, agora que já entendi, sigo feliz aprendendo mandarim e praticando taoísmo.


Claudinha

segunda-feira, 9 de julho de 2007

DEUS É BRASILEIRO E CRISTO É CARIOCA

O Cristo Redentor foi eleito como uma das sete maravilhas do mundo. Sai o Zeus do Olimpo e dos deuses gregos e entra o Deus protetor-mor dos sem-teto e dos favelados. Saem os Jardins Suspensos da Babilônia e entram os canteiros de obras dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

A Acrópole ficou de fora e os gregos ficaram irados como o Fernandinho Beira-Mar quando mandaram seus apóstolos fazer rodízio de lá de Presidente Wenceslau. Sorte nossa que os gregos não são tão irascíveis quanto esta turma da Baixada. De poesia ali restou só mesmo a eterna Garota do Tom Jobim, que hoje faz Direito com a galera da Terceira Idade de Ipanema e dá assessoria jurídica aos sem-teto do Aterro do Flamengo.

O Palácio Muçulmano de Alhambra, de Andaluzia também ficou de fora. Perderam para os fãs dos padres pop-cariocas e para a Turma dos Garotinhos Evangélicos.

Mediante tanto desconforto diplomático, os organizadores alegaram para os europeus indignados que o Cristo ganhou porquê teve maior quorum de votantes. Bom, desculpinha esfarrapada né ? Se este motivo fosse bom o suficiente as 7 Maravilhas do Mundo seriam chinesas.

Ocorre que os seguidores de Buda não precisam de ídolos para ter sua auto-estima elevada e não têm tempo para votar em pesquisas no estilo britânico de ser (aquelas do tipo quantas esposas usam lacinho nos cabelos em dia de Natal).

Tudo bem, o Brasil ganhou de goleada do Chile esta semana e o Cristo Redentor foi eleito uma das 7 Maravilhas do Mundo. Ah ! E o Cirque du Soleil está com ingressos esgotados até 2010 em suas apresentações no Brasil. Pão, Cirque du Soleil e o Brasil nas quartas de final da Copa América, do jeito que o povo gosta.

Perdoem-me vocês europeus, mas não esquentem a cabeça com essa pequena derrota. Da próxima vez seria bom vocês considerarem contratar um cara do naipe do Nizan Guanaes para fazer um lobby junto à organização do evento e quem sabe assim haveria mais maravilhas européias e ninguém lembraria que o Cristo Redentor é carioca e que Deus é brasileiro.


Claudinha

PROSA GAÚCHA

Lá vem o gaúcho

No seu cavalo alado

Com sua bombacha

Punhal e esporas de prata

Chapéu de abas largas

Guaiaca novinha em folha

Barbicalho de couro trançado

Chimarrão em punho

Facão afiado

Por entre o poncho-pala

Pra quê

Tchê ?

domingo, 8 de julho de 2007

TEMPOS MODERNOS

Nos tempos em que já não se constroem mais lares como antigamente, ou seja, não mais com paredes frágeis dividindo as mazelas sonoras dos lares, mas sim em apartamentos apertados, construídos sem nem mesmo uma pracinha por perto para a gente poder se sentar e contemplar as crianças brincando numa noite quente de inverno e fofocar um pouco com o vizinho, heis que surgem novas ferramentas para os curiosos contemporâneos da vida alheia. Explico e exemplifico.

Há algumas mudanças do ponto de vista cognitivo-social nos tempos modernos e na era do relacionamento pela Internet. As pessoas se falam menos por telefone e pessoalmente e se falam ou se bisbilhotam mais virtualmente. Nunca se viu digitadores tão velozes e furiosos como se vê hoje em dia. A nova era da comunicação criou indivíduos que além de terem aprendido a baixar MP3 de graça na internet para economizar em CDs, aprenderam também a utilizar os recursos da internet para dar uma vasculhada na vida alheia: por quê não dar uma espiada né ?

Recursos como Messenger, Orkut, Skype e outras tantas ferramentas de comunicação on-line com as quais cada um deixa sua marca registrada servem para mostrar para aquele ex-colega de faculdade que sua vida profissional vai muitíssimo bem obrigada (ou pelo menos ia bem na época em que aquela foto foi tirada) ou para ir à forra com uma ex-namorada mostrando a foto da atual namorada de biquíni...

Recentemente comecei a colocar umas frases espontâneas de chamada no meu perfil do Messenger sem imaginar que uma delas poderia causar uma tremenda confusão familiar. Descobri estes dias que na cidade de interior onde moram muitos parentes meus todos estavam curiosos para descobrir quem da minha família estava grávida, se minha irmã ou minha cunhada. A cidadezinha interiorana de onde vem minha família quase inteira estava sabendo que a família iria aumentar e a notícia só não foi publicada no Caderno ‘Vida Social’ da cidade porquê logo que tomei conhecimento da tremenda confusão, tratei de desfazer o mal-entendido rapidamente.

Ocorre que uma grande amiga minha, que não mora no Brasil, está grávida. Quando esta me deu a notícia, eu carinhosamente disse a ela que ganharia mais um sobrinho e para expressar minha alegria de modo virtual, dada a distância física que nos separa, resolvi escrever no meu perfil pessoal do Messenger que ganharia mais um sobrinho... Heis o motivo da grande confusão...

Confusão desfeita, moral da história: o peixe morre pela boca... ou pelos dedos...

Claudinh@