domingo, 22 de junho de 2008

VÁ COM CUIDADO, MAS DIVIRTA-SE !

Ter a chance de fazer parte de um povo cuja cultura é tão ricamente misturada quanto a brasileira é um privilégio de poucas Nações. Somos descendentes de indígenas, italianos, africanos, asiáticos, alemães, portugueses, espanhóis entre outras tantas culturas. Muitas famílias brasileiras têm quatro ou mais misturas étnicas em suas origens e falamos uma única língua de Norte a Sul !

Nas notas de rúpias (moeda indiana) há nada menos que quinze dialetos dizendo o valor da nota. Um indiano do sul quando viaja a negócios para o sudeste por vezes pode precisar de um intérprete do dialeto local para o inglês ou hindi, que são as línguas oficiais na Índia. Uma vez um indiano me disse a existência de tantos dialetos não é um fator facilitador do desenvolvimento econômico do país, muito pelo contrário. Vamos refletir a respeito.

Aqui no Brasil todos se entendem. Ninguém precisa de intérprete. Basta entender bem os nomes dos pratos típicos de cada região para não passar apuros na ausência de banheiros públicos em boas condições...

Infelizmente poucos brasileiros se dão conta da importância da riqueza de nossa miscigenação cultural para o desenvolvimento do país e das pessoas !

Ontem estive no evento do centenário da imigração japonesa em São Paulo, no sambódromo e havia muitos descendentes de japoneses na arquibancada do sambódromo e também no grupo artístico de mais de 12.000 pessoas que se apresentaram. Caminhando pelas áreas de concentração, dispersão, estacionamentos do local do evento, não vi lixo no chão. Não vi pessoas estressadas, gente passando mal, vendedores ambulantes, gente mal humorada e mal educada. Fiquei lá das 3 da tarde às 9 da noite e só percebi meu cansaço quando cheguei em casa. Foi extremamente agradável estar lá !

Os povos vivem em paz aqui. A violência e as transgressões se originam muitas vezes pela falta de integração entre as culturas, falta de diálogo entre os povos e localmente pela falta de entendimento entre as pessoas.

Ouvi o mascote do evento ontem dizer o seguinte:

- Quando eu ia sair, minha avó japonesa sempre me dizia para ir com cuidado. Minha avó brasileira me dizia ´divirta-se´ !


Claudinh@