domingo, 8 de julho de 2007

TEMPOS MODERNOS

Nos tempos em que já não se constroem mais lares como antigamente, ou seja, não mais com paredes frágeis dividindo as mazelas sonoras dos lares, mas sim em apartamentos apertados, construídos sem nem mesmo uma pracinha por perto para a gente poder se sentar e contemplar as crianças brincando numa noite quente de inverno e fofocar um pouco com o vizinho, heis que surgem novas ferramentas para os curiosos contemporâneos da vida alheia. Explico e exemplifico.

Há algumas mudanças do ponto de vista cognitivo-social nos tempos modernos e na era do relacionamento pela Internet. As pessoas se falam menos por telefone e pessoalmente e se falam ou se bisbilhotam mais virtualmente. Nunca se viu digitadores tão velozes e furiosos como se vê hoje em dia. A nova era da comunicação criou indivíduos que além de terem aprendido a baixar MP3 de graça na internet para economizar em CDs, aprenderam também a utilizar os recursos da internet para dar uma vasculhada na vida alheia: por quê não dar uma espiada né ?

Recursos como Messenger, Orkut, Skype e outras tantas ferramentas de comunicação on-line com as quais cada um deixa sua marca registrada servem para mostrar para aquele ex-colega de faculdade que sua vida profissional vai muitíssimo bem obrigada (ou pelo menos ia bem na época em que aquela foto foi tirada) ou para ir à forra com uma ex-namorada mostrando a foto da atual namorada de biquíni...

Recentemente comecei a colocar umas frases espontâneas de chamada no meu perfil do Messenger sem imaginar que uma delas poderia causar uma tremenda confusão familiar. Descobri estes dias que na cidade de interior onde moram muitos parentes meus todos estavam curiosos para descobrir quem da minha família estava grávida, se minha irmã ou minha cunhada. A cidadezinha interiorana de onde vem minha família quase inteira estava sabendo que a família iria aumentar e a notícia só não foi publicada no Caderno ‘Vida Social’ da cidade porquê logo que tomei conhecimento da tremenda confusão, tratei de desfazer o mal-entendido rapidamente.

Ocorre que uma grande amiga minha, que não mora no Brasil, está grávida. Quando esta me deu a notícia, eu carinhosamente disse a ela que ganharia mais um sobrinho e para expressar minha alegria de modo virtual, dada a distância física que nos separa, resolvi escrever no meu perfil pessoal do Messenger que ganharia mais um sobrinho... Heis o motivo da grande confusão...

Confusão desfeita, moral da história: o peixe morre pela boca... ou pelos dedos...

Claudinh@

Nenhum comentário: