terça-feira, 26 de junho de 2007

UMA VAGA LEMBRANÇA

Já pensou se ao invés da gente rezar a noite antes de dormir (eu rezo!) a gente tivesse que fazer back-up e salvar numa espécie de 'pen-drive' tudo que processamos durante aquele dia e aquela noite ?

Amigos, acreditem, tem gente que faz coisas semelhantes. Tem gente que precisa anotar tudo num bloquinho senão não lembra o que tem que fazer na manhã do dia seguinte, mas não esquece que o Corinthians vai jogar no domingo contra o Palmeiras no Pacaembú... Bom, tudo é uma questão de prioridade. Cada um na sua.

Conheci um rapaz que levava um mini-gravador para a faculdade para poder cochilar durante as aulas. O duro é que naquela época os chips de memória ainda não eram tão potentes como hoje. O moço estudava comigo. Era vendedor. Raramente chegava na classe no sábado de manhã de ressaca. Chegava bêbado mesmo. Impressionante era que eu me matava de estudar e o tipo tirava nota boa. Ele se formou e hoje é empresário na área de entretenimento noturno.

Há casos interessantes também. Ontem meu sobrinho de 12 anos me confessou (via Messenger)
que está preocupado com suas notas. Ele me disse que presta muita atenção na aula, mas que não consegue intender quando um verbo é transitivo direto ou indireto e em quê que seria útil para ele aprender se a frase era subordinada adjetiva ou não. Aí ele arrematou dizendo que tudo que ele queria era casar, ter filhos e um emprego, sem grandes pretensões, portanto que tudo aquilo seria inútil aprender. Achei graça na objetividade dele e na auto-análise de que a inteligência dele deveria ser diferente da dos outros alunos por quê os outros vão mal, estudam um pouco e aprendem e ele segue continuamente a ir mal. Foi então que eu descobri com muito custo que ele não estuda em casa NADA. Bom, no final acho que consegui fazê-lo entender que a oração subordinada adjetiva é temporariamente importante em nossas vidas.

A minha memória é razoável até, mas altamente seletiva. Graças a Deus. Num país em que dizem que nós temos memória curta, ter memória seletiva acho que ainda é melhor !

Tenho dito !

Claudinha

Nenhum comentário: