quinta-feira, 15 de novembro de 2007

BLACK BOX

Esta semana brinquei de forca. Foi a única brincadeira que eu lembrei para poder ensinar inglês para a minha nova aluna, que tem apenas 9 anos. Ela foi tão gentil e educada ao perguntar se não tinha outro jeito de aprender inglês a não ser usando o livro que não resisti:

- Ah, você tem razão, esse livro é muito chato mesmo. Vamos brincar do quê ?

Descobri que não sabia mais brincar de forca... Desenhei a bonequinha inteira e depois fui fazendo um x nas partes do corpo da bonequinha a medida em que minha aluna não acertava as letras da palavra que eu tinha imaginado para o jogo. Menos mal que ela gostou da minha boneca de lacinho. Já comecei a pesquisar se existe mangá em inglês, pedi ao especialista da família para fazê-lo para mim, um nobre cavaleiro estilo Cosplay Naruto de 14 anos.

Outro dia tive de fazer a seguinte pergunta para um outro aluno, este já num nível intermediário do idioma, um precoce menino de 12 anos (claro tudo pelo método moderno de aquisição de idiomas que a escola usa):

- Quando você morrer, onde você desejará que seja o seu túmulo e que palavras você gostaria que estivessem escritas na sua lápide ?

O garoto olhou para mim com os olhos arregalados por trás do seu óculos de intelectual sorriu talvez querendo dizer algo como ‘você não pode estar falando sério’. Eu poderia ter pulado a pergunta, mas quando percebi já era tarde demais. O garoto sorriu e disse:

- Mas eu só tenho 12 anos !

Tive de sair dessa. Improvisações a parte, acabei ajudando o garoto a construir a frase que ficou mais ou menos assim:

- Aqui jaz um cara legal. Divirtam-se a aproveitem a vida também.

Ainda bem que isso aconteceu bem no final da aula ! Ufa ...

Para quem nunca planejou ensinar, tenho gostado da experiência, embora tem dias que eu tenha vontade de dizer que a consulta como psicóloga custa dez vezes mais que a aula de inglês.

Sem problemas, vou recomendar a escola que faça um bom convênio com um consultório de psicologia ou então vou fazer pós-graduação em psicologia cognitiva e me tornar uma professora de inglês-terapeuta.

O mais maravilhoso é perceber que a diversidade humana é que faz da vida algo tão fantástico !

Como dizem os americanos, life is a black box. A vida é uma caixinha de supresas mesmo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola!! Claudinha são 23:34 já estou indo dormi rsrs...
Mas passei para deixar um beijo.

Ate...

Milton Lucio